Geógrafo cria site sobre impactos de desastres naturais

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Em meio a catástrofes naturais, como a que ocorreu em Angra dos Reis, a população verifica a inexistência de planejamento e prevenção das autoridades em relação a situações de risco. A partir dessa deficiência, o geógrafo Luiz Amadeu Coutinho teve a iniciativa de elaborar um site, o Disaster Map ou Mapa de Desastres, cujo intuito é construir um banco de dados sobre catástrofes naturais que acontecem em todo o planeta. O objetivo é criar uma ferramenta de inventariação e difusão dos dados sobre desastres naturais, recolhidos na mídia e também publicados por outros usuários que tem interesse no tema.

A grande vantagem do Disaster Map é a simplicidade e objetividade que ele oferece aos usuários. Segundo Coutinho, a idéia é criar um site onde o usuário possa inserir no mapa a ocorrência de desastres naturais em qualquer parte do mundo, independente de data.


De acordo com Coutinho, o Disaster Map pretende reunir pessoas de todo o mundo que queiram compartilhar suas histórias relacionadas a Catástrofes. “O objetivo é criar condições para que todos possam contribuir com textos, links, fotos e vídeos. Já foram publicados os principais desastres ocorridos no mundo nos últimos dias, incluindo a tragédia em Angra dos Reis no Ano Novo” declara.

Coutinho ressalta que a utilização do site é bem simples e espera avaliar o grau de precisão entre as informações que são publicadas, envolvendo ocorrências de desastres naturais. “Em alguns casos um jornal publica X Mortos e Y Feridos e outro publica a mesma noticia com valores diferentes ou dizem o nome da cidade errada, dentre outras informações. Quero sentir o quanto às pessoas tem interesse em participar de forma interativa numa ferramenta Geográfica na WEB” explica.
Para Coutinho, mais do que criar um banco de dados acessível a todos, o Disaster Map pode ser utilizado como uma ferramenta importante nas ações que deverão ser tomadas pelo poder público na ocorrência de desastres naturais, evitando assim grande número de vitimas. O acesso ao site pode ser feito através do endereço: http://wikimapps.com/index.php/a/disastermap/show ou pelo site http://geoinformacaonline.com/


Essa postagem foi uma sugestão do nosso colega Érick. Obrigada companheiro!

Conheça também a RR Meio Ambiente

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por divulgar a idéia.

Vou incluir seu site na lista de parceiros.

Bom trabalho.

Regisllane disse...

Obrigada!

Matt disse...

Blog muito bom!!! O meu nao ficou desse jeito!!
www.superserieseua.blogspot.com

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Olá, tudo bem com vc?Vim conhecer teu espaço e gostei muito! seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários.
OBs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/

Postar um comentário

 

Browse